Semana de Consciência socio-cultural a partir de Orfeu da Conceição - Vinícius de Morais!
sexta-feira, 8 de novembro de 2013
Orientação para o reforço do 9º ANO Ciências!
9º ANO
- Relacionar o aquecimento/resfriamento de um corpo ao aumento/diminuição de sua temperatura e ao recebimento/perda de energia (ou calor).
- Identificar as propriedades térmicas dos materiais e/ou os processos de trocas de calor que justificam a escolha apropriada de objetos e utensílios, de acordo com suas finalidades.
(pág. 3 até pág.10)
- Descrever diferentes fenômenos, situações e/ou experimentos que envolvam interações magnéticas.(pág 32 até a pág. 38)
- Relacionar o aquecimento/resfriamento de um corpo ao aumento/diminuição de sua temperatura e ao recebimento/perda de energia (ou calor).
-Transformar escalas termométricas, distinguindo os procedimentos de medida e de controle da temperatura.
- Identificar as propriedades térmicas dos materiais e/ou os processos de trocas de calor que justificam a escolha apropriada de objetos e utensílios, de acordo com suas finalidades.
(pág. 3 até pág.10)
Absorção e reflexão
Quando o calor irradiado incide num corpo, parte pode ser absorvida por ele, aquecendo-o, parte pode ser refletida de volta ao ambiente. Os cientistas perceberam que a cor dos corpos se relaciona com a sua capacidade de absorver calor e de refletir calor.
De modo geral, objetos de cor preta são bons absorvedores de calor e maus refletores. Os objetos brancos, ao contrário, absorvem mal e refletem bem.
Isso é fácil de constatar em um dia ensolarado. Se estivermos com uma camiseta preta sentiremos esquentar muito mais do que se estivermos com uma camiseta branca.
Como funciona a garrafa térmica?
Os objetos espelhados – superfícies de metal, por exemplo – refletem muito bem o calor. Um revestimento metálico permite evitar troca de calor por irradiação.
Cobertores e agasalhos de alumínio são usados para evitar perda de calor corporal, como no caso de atletas que executaram grande esforço físico ou de pessoas que sofreram acidente grave e estão com o corpo mais frio do que o normal. Algumas roupas contra fogo usadas por bombeiros têm um revestimento externo de metal que reflete o calor irradiado pelas chamas.
As garrafas térmicas possuem vários isolamentos, inclusive revestimentos espelhados, para evitar a troca de calor entre interior e exterior. Esses diversos isolamentos, que aparecem na figura acima, permitem conservar os líquidos quentes ou gelados por mais tempo.
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/oitava_serie/Calor8.php
http://www.oficinadoestudante.com.br/site_novo/tira-duvidas.php?codigo=1236
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/oitava_serie/Calor8.php
COMO FUNCIONA A GARRAFA TÉRMICA? |
Como funciona a garrafa térmica?
O intuito da garrafa térmica é manter o conteúdo da garrafa aquecido durante o máximo de tempo possível, ou seja, não queremos que o conteúdo da garrafa perca calor. Primeiramente, o calor pode ser transmitido por três diferentes modos: condução, convecção e radiação. Então a garrafa térmica precisa “barrar” a transmissão de calor por estas três formas.
O intuito da garrafa térmica é manter o conteúdo da garrafa aquecido durante o máximo de tempo possível, ou seja, não queremos que o conteúdo da garrafa perca calor. Primeiramente, o calor pode ser transmitido por três diferentes modos: condução, convecção e radiação. Então a garrafa térmica precisa “barrar” a transmissão de calor por estas três formas.
A transmissão por convecção é aquela em que ocorre através do movimento do fluido, ou seja, o calor pode escapar pelo movimento do gás através de algum orifício, no caso a boca da garrafa. Por isso, para evitar esse tipo de transmissão, utilizamos uma tampa.
A transmissão por condução é aquele em que átomo por átomo transmite o calor, ou seja, precisamos ter matéria para conduzir. Para evitar esse tipo de transmissão, o compartimento que contem o liquido é feito de vidro (um mau condutor térmico) e entre a parede interna e a parede externa da garrafa, é feito vácuo, onde temos pouquíssimas moléculas, então dessa forma, a transmissão por condução é minimizada.
A transmissão por condução é aquele em que átomo por átomo transmite o calor, ou seja, precisamos ter matéria para conduzir. Para evitar esse tipo de transmissão, o compartimento que contem o liquido é feito de vidro (um mau condutor térmico) e entre a parede interna e a parede externa da garrafa, é feito vácuo, onde temos pouquíssimas moléculas, então dessa forma, a transmissão por condução é minimizada.
A transmissão por radiação ocorre através das ondas eletromagnéticas, por isso as paredes internas e externas são espelhadas para refletir as ondas eletromagnéticas tanto de dentro para fora, quanto de fora para dentro.
www.oficinadoestudante.com.br
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- Identificar os principais meios de produção, de propagação e de detecção de ondas sonoras.
- Identificar os diferentes tipos de ondas sonoras, suas intensidades, frequências e velocidades de propagação.
- Identificar as fontes de propagação das ondas sonoras, sua intensidade e as diversas formas de atenuar os efeitos da poluição sonora.
(pág. 11 até a pág. 18)
- Identificar as fontes de propagação da luz.
- Reconhecer as propriedades da luz – reflexão, refração e absorção – em situações práticas cotidianas.
- Reconhecer os principais meios de produção e de propagação da luz.
- Relacionar as cores do arco-íris à decomposição da luz solar que ocorre nas gotículas de água em suspensão na atmosfera.
- Reconhecer os principais meios de produção e de propagação da luz.
- Relacionar as cores do arco-íris à decomposição da luz solar que ocorre nas gotículas de água em suspensão na atmosfera.
(pág 19 até a pág. 24)
- Classificar as tecnologias do cotidiano que utilizam eletricidade, em função de seus usos, e relacioná-las aos respectivos consumos de energia.
- Identificar as aplicações dos materiais condutores de eletricidade e diferenciá-los dos materiais que são isolantes elétricos.- Reconhecer a importância do uso adequado e consciente da energia elétrica no dia a dia e as formas de obtê-la.
(pág 25 até a pág. 31)
- Identificar as aplicações dos materiais condutores de eletricidade e diferenciá-los dos materiais que são isolantes elétricos.- Reconhecer a importância do uso adequado e consciente da energia elétrica no dia a dia e as formas de obtê-la.
(pág 25 até a pág. 31)
- Descrever diferentes fenômenos, situações e/ou experimentos que envolvam interações magnéticas.(pág 32 até a pág. 38)
Orientação!
Caderno Pedagógico (pág 16 até 27)
- Identificar órgãos do sistema nervoso, por meio de esquemas ou de figuras ilustrativas, relacionando-os às respectivas funções.
- Reconhecer o neurônio como unidade morfofisiológica básica do sistema nervoso e suas estruturas.
- Reconhecer os mecanismos de condução do estímulo nervoso ao longo do neurônio.
- Reconhecer a organização do sistema nervoso central periférico e autônomo e suas estruturas de proteção.
- Compreender a ação dos atos reflexos na defesa do organismo.
- Identificar as diversas funções do corpo controladas pelas áreas cerebrais.
Caderno Pedagógico (pág 16 até 27)
- Identificar órgãos do sistema nervoso, por meio de esquemas ou de figuras ilustrativas, relacionando-os às respectivas funções.
- Reconhecer o neurônio como unidade morfofisiológica básica do sistema nervoso e suas estruturas.
- Reconhecer os mecanismos de condução do estímulo nervoso ao longo do neurônio.
- Reconhecer a organização do sistema nervoso central periférico e autônomo e suas estruturas de proteção.
- Compreender a ação dos atos reflexos na defesa do organismo.
- Identificar as diversas funções do corpo controladas pelas áreas cerebrais.
Orientação!
- Identificar os órgãos dos sentidos, relacionando-os à percepção dos estímulos ambientais.
- Identificar as principais funções da pele relativas à proteção e à defesa do organismo.
- Identificar, em representações figurativas, as camadas da pele
Esse descritor está apresentado no início do Caderno Pedagógico: Pág 3 até a pág 15.
- Identificar os órgãos dos sentidos, relacionando-os à percepção dos estímulos ambientais.
- Identificar as principais funções da pele relativas à proteção e à defesa do organismo.
- Identificar, em representações figurativas, as camadas da pele
Esse descritor está apresentado no início do Caderno Pedagógico: Pág 3 até a pág 15.
Reforço de Ciências do 8º ANO.
Reforço de Ciências para o 8º ANO!
8.° ANO
- Compreender a ação dos atos reflexos na defesa do organismo.
- Identificar as diversas funções do corpo controladas pelas áreas cerebrais.
- Identificar as principais funções da pele relativas à proteção e à defesa do organismo.
- Identificar as reações do organismo coordenadas pelo Sistema Nervoso Central.
- Identificar órgãos do sistema endócrino através de gravuras e esquemas ilustrativos.
- Identificar órgãos do sistema nervoso, por meio de esquemas ou de figuras ilustrativas, relacionando-os às respectivas funções.
- Identificar os órgãos dos sentidos, relacionando-os à percepção dos estímulos ambientais.
- Identificar, em representações figurativas, as camadas da pele.
- Reconhecer a organização do sistema nervoso central periférico e autônomo e suas estruturas de proteção.
- Reconhecer o neurônio como unidade morfofisiológica básica do sistema nervoso e suas estruturas.
- Reconhecer os mecanismos de condução do estímulo nervoso ao longo do neurônio.
8.° ANO
- Compreender a ação dos atos reflexos na defesa do organismo.
- Identificar as diversas funções do corpo controladas pelas áreas cerebrais.
- Identificar as principais funções da pele relativas à proteção e à defesa do organismo.
- Identificar as reações do organismo coordenadas pelo Sistema Nervoso Central.
- Identificar órgãos do sistema endócrino através de gravuras e esquemas ilustrativos.
- Identificar órgãos do sistema nervoso, por meio de esquemas ou de figuras ilustrativas, relacionando-os às respectivas funções.
- Identificar os órgãos dos sentidos, relacionando-os à percepção dos estímulos ambientais.
- Identificar, em representações figurativas, as camadas da pele.
- Reconhecer a organização do sistema nervoso central periférico e autônomo e suas estruturas de proteção.
- Reconhecer o neurônio como unidade morfofisiológica básica do sistema nervoso e suas estruturas.
- Reconhecer os mecanismos de condução do estímulo nervoso ao longo do neurônio.
Reforço de Ciências para o 7º Ano!
Bom dia a todos!
Hoje é dia de REFORÇO DE CIÊNCIAS a partir dos Descritores do 4º Bimestre!
"QUEM ENSINA APRENDE AO ENSINAR;QUEM APRENDE ENSINA AO APRENDER"!
Paulo Freire
Vejamos os Descritores previstos para esse período escolar:
DESCRITORES DE CIÊNCIAS
7.° ANO
- Aplicar os conhecimentos dos ciclos de vida dos vermes às medidas profiláticas.
- Associar a prole dos seres vivos às adaptações de cada classe de vertebrados.
- Caracterizar os filos porífera e cnidária.
- Classificar animais em grupos, a partir de critérios dados.
- Comparar as formas de alimentação, crescimento e desenvolvimento dos vertebrados.
- Correlacionar o habitat do ser vivo com as suas adaptações.
- Reconhecer o conceito de biodiversidade aliado à evolução.
- Diferenciar os animais vertebrados dos invertebrados.
- Diferenciar os vermes dos filos platelminto e nematódeos pelas suas características morfológicas.
- Interpretar dados relativos a características fisiológicas e/ou anatômicas dos seres vivos.
- Reconhecer estruturas características dos artrópodes e suas funções.
- Reconhecer que os órgãos têm uma função específica.
Hoje é dia de REFORÇO DE CIÊNCIAS a partir dos Descritores do 4º Bimestre!
"QUEM ENSINA APRENDE AO ENSINAR;QUEM APRENDE ENSINA AO APRENDER"!
Paulo Freire
DESCRITORES DE CIÊNCIAS
7.° ANO
- Aplicar os conhecimentos dos ciclos de vida dos vermes às medidas profiláticas.
- Associar a prole dos seres vivos às adaptações de cada classe de vertebrados.
- Caracterizar os filos porífera e cnidária.
- Classificar animais em grupos, a partir de critérios dados.
- Comparar as formas de alimentação, crescimento e desenvolvimento dos vertebrados.
- Correlacionar o habitat do ser vivo com as suas adaptações.
- Reconhecer o conceito de biodiversidade aliado à evolução.
- Diferenciar os animais vertebrados dos invertebrados.
- Diferenciar os vermes dos filos platelminto e nematódeos pelas suas características morfológicas.
- Interpretar dados relativos a características fisiológicas e/ou anatômicas dos seres vivos.
- Reconhecer estruturas características dos artrópodes e suas funções.
- Reconhecer que os órgãos têm uma função específica.
Invertebrados 4º Bimestre 7º ANO
Bom Dia!
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